PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Solange Padilha -
Number of replies: 134

Caros alunos e alunas, informo que o NAP - NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO proverá uma palestra sobre os temas Autismo e Déficit de Atenção, no sábado, 23 de novembro, de 10h00 às 11h30 da manhã, com a Dra. Gabrielle Reis, da UFRJ- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RJ, para os alunos e alunas de todos os cursos, dada a importância do tema, tão discutido atualmente. Para isso, a coordenação do NAP solicita a todos que respondam a seguinte questão: O que você quer saber sobre AUTISMO e/ou DÉFICIT DE ATENÇÃO em crianças e adultos? Sua pergunta será respondida ao vivo, no dia 23 de novembro pela psicóloga.

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Mariana Xavier De Oliveira -
Pessoas sem alterações visíveis podem ser autistas?
In reply to Mariana Xavier De Oliveira

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Daiana Soares Barreto -
Sim, pessoas sem alterações visíveis podem ser autistas. O autismo é um transtorno do espectro, e seus sinais nem sempre são perceptíveis externamente. Muitas pessoas podem ter habilidades sociais, comunicação ou comportamentos diferentes, mas não apresentar sinais físicos evidentes. Por isso, o diagnóstico é baseado em avaliação comportamental e desenvolvimento, e não apenas na aparência.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Heloísa Barufi Maciel -
Como se deve tratar uma criança com autismo ?
In reply to Heloísa Barufi Maciel

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Micaeli da Silva Barbosa -
Compreender e Respeitar as Diferenças – Cada criança com autismo é única, com diferentes sensibilidades e formas de interação. Respeite seu tempo e suas preferências.

Criar uma Rotina Estruturada – A previsibilidade ajuda a reduzir a ansiedade. Mudanças devem ser avisadas com antecedência.

Usar Comunicação Clara e Simples – Frases curtas, gestos e imagens podem facilitar a compreensão. Dê tempo para a criança processar as informações.

Estimular a Socialização Sem Pressão – Brincadeiras e jogos podem ajudar no desenvolvimento da interação social de forma natural.

Atenção a Interesses Específicos – Usar os interesses da criança para incentivar o aprendizado e a comunicação pode ser muito eficaz.

Oferecer Apoio Sensorial – Adaptar o ambiente pode ajudar a criança a se sentir mais confortável, evitando estímulos sensoriais excessivos.

Evitar Repreensões Severas – Reforço positivo funciona melhor do que punições para ensinar comportamentos adequados.

Trabalhar com Profissionais – Psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais podem oferecer suporte essencial no desenvolvimento da criança.

Incentivar a Autonomia – Pequenas tarefas diárias ajudam a criança a se tornar mais independente, sempre respeitando seu ritmo.

Oferecer Amor e Paciência – Um ambiente acolhedor e amoroso é essencial para o bem-estar e desenvolvimento da criança com autismo.
In reply to Micaeli da Silva Barbosa

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Nathalia Pereira Gomes -
Foi excelente a paletra. Reamente é muito importante a inclusão e o conhecimento sobre isso
In reply to Micaeli da Silva Barbosa

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by ANTONIA ELIZIANE FERNANDES BRITO -
O autismo é algo novo, porém presente, tenho um filho que é portador dessa condição. Atualmente está com 12 ANOS e eu "negligenciei" um pouco, uma vez que não aceitava essa condição, confesso que ainda é difícil pra mim, após muito incentivo por parte da escola procurei pela primeira vez ajuda, depois ao vê algumas dificuldades do meu filho, principalmente nessa fase de início da adolescência, me vi obrigada a procurar mais ajuda. Está sendo muito bom os acompanhamentos e me arrependo de não ter procurado antes. Estou sempre buscando conhecimento sobre o assunto e a palestra é ótima para melhor compreensão.
In reply to ANTONIA ELIZIANE FERNANDES BRITO

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Daiana Soares Barreto -
Muito obrigada por compartilhar sua experiência! 💛
É inspirador ver como a busca por conhecimento e apoio pode fazer diferença na vida de uma criança e da família. Realmente, cada etapa da infância e adolescência apresenta novos desafios, e o acompanhamento adequado é fundamental. Parabéns por estar aberta a aprender e buscar o melhor para seu filho!
In reply to Heloísa Barufi Maciel

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Norma Maria Ramos Moreira -

O tratamento do autismo em crianças envolve uma abordagem multidisciplinar, com terapias comportamentais, ocupacionais e de fala, além de suporte psicossocial. É crucial adaptar as estratégias às necessidades individuais de cada criança e promover um ambiente acolhedor e compreensivo. 

In reply to Norma Maria Ramos Moreira

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by ANTONIA ELIZIANE FERNANDES BRITO -
Verdade, meu filho está sendo acompanhado por uma terapeuta ocupacional e está ajudando bastante na questão de alimentação, uma vez que estava com dificuldade para se alimentar
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Janaina dos Santos Pereira Ramos -
Quando descoberto na fase adulta, tem tratamento eficaz?
In reply to Janaina dos Santos Pereira Ramos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Micaeli da Silva Barbosa -
sim,existe metodos de tratamento mediante cada situaçao de nivel.
In reply to Janaina dos Santos Pereira Ramos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Fabiana Mendes Reis -
Boa noite! Tem sim, tenho caso na família e é algo muito benéfico para o paciente
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Monique Rodrigues dos Santos -
Como devemos incluir pessoas com autismo no mercado de trabalho...
In reply to Monique Rodrigues dos Santos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Evanilda Barros Souza -
Boa noite!
A inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho é garantida por lei nº 12.764, a lei de cotas de 2012.
O primeiro passo para ter um mercado de trabalho benéfico para uma pessoa autista, é preparar e incentivar o respeito dentro da equipe.
Também é preciso estudar as possíveis situações de isolamento e a dificuldade de expressão deste profissional.
In reply to Monique Rodrigues dos Santos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica Regina De Jesus Dos Santos -
Os sinais de autismo tem algum invisíveis ?
In reply to Erica Regina De Jesus Dos Santos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Nathalia Pereira Gomes -
Tamém gostaria de saber. E a partir de quantos anos mostra os sinais que tem TEA
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Elayne Oliveira De Andrade -
Como saber os sinais de autismo e como posso ajuda-lo e como entender ?
In reply to Elayne Oliveira De Andrade

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Norma Maria Ramos Moreira -

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode se manifestar de diversas formas, com sinais e sintomas que variam em intensidade e combinação. É fundamental observar a criança e buscar ajuda profissional para um diagnóstico preciso. Para ajudar uma pessoa com TEA, é importante entender suas necessidades específicas, oferecer um ambiente seguro e previsível, promover a comunicação e interação social, e respeitar seus interesses e rotinas. 

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Lilyane de Souza Bernardino -
Por que a prevalência do TEA consiste mais em meninos do que em meninas?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Tatiane santos da Silva -
Sintomas e Diagnóstico: Quais são os sinais típicos em crianças e adultos?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Arthur da silva Rodrigues Teixeira -
Existem diferentes tipos de TDAH?
In reply to Arthur da silva Rodrigues Teixeira

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Norma Maria Ramos Moreira -

Sim, existem três tipos principais de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): predominantemente desatento, predominantemente hiperativo/impulsivo e combinado (misto). 

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Ingrid Gomes De Menezes -
Tenho um filho de 4 anos e 5 meses , autista nível 2 de suporte, fala não funcional, seletividade alimentar severa, entre outras comorbidades. Minha pergunta é: Quais as principais estratégias que eu como mãe posso ajudar na sua inclusão em ambientes sociais...? Como ter esperança que meu filho tenha sim um futuro promissor, se hoje a sociedade ainda possui tanto preconceito em relação aos autistas?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Helen Núbia Carneiro Rebouças De Holanda -
Professora gostaria de fazer uma pergunta sobre o déficit de atenção, como funciona o diagnostico e como é tratado?
In reply to Helen Núbia Carneiro Rebouças De Holanda

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Mariana Madueño Souza -
Tenho essa duvida tambem.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Thais de Jesus Marques -
Boa noite, professora.

Gostaria de saber se o autismo tem influência genética? E qual seria o potencializador?
O tratamento com a medicação Clexane, tem alguma relação com o autismo?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Yasmim Helena Paula De Oliveira -
Estratégias para a abordagem sobre o assunto dentro do ambiente corporativo.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Sarah Lima Da Silva -
Gostaria de saber se já nasce autista ou depois do nascimento acontece algo que gera o autismo?
In reply to Sarah Lima Da Silva

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Evanilda Barros Souza -
Olá meu sobrinho é autista e nasceu assim, apesar do diagnóstico ter demorado, hoje ele é super comunicativo e tem todo o suporte e carinho de todos.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Larissa Alves Almeida Santana -
Que bacana!! Bom.. Acredito que meu sobrinho tenha autismo porém ele é muito comunicativo, ele pode ter autismo mesmo assim ou não é característica?
In reply to Larissa Alves Almeida Santana

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Celia Moreno Garcia -
Boa noite, pelo que já conheci do autismo, existem diferentes graus, o que gera diferentes comportamentos, só mesmo um especialista para identificar.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Marileda Guimaraes Araujo -
Boa tarde, Professora!
Gostaria de saber se autismo é um problema psicológico e se a pessoa com autismo pode se tornar independente. Obrigada.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Aline De Oliveira Barreiros -
Como diferenciar o ser autista de libertinagem muitas das vezes deixadas passar desapercebidos ou percebidos pelos pais?
E o ser déficit de atenção por falta de interesse ou compromisso ou responsabilidade ou entusiasmo do ser?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Kelvin Henrique de Oliveira -
Como alinhar possiveis medidas de interação com crianças autistas?
In reply to Kelvin Henrique de Oliveira

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Anne Caroline Luz Gomes -
Isso eu também queria saber, interagir sem ser invasiva com a criança.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Celia Moreno Garcia -
Como são feitos os testes para descobrir essas condições?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Andreia Lemos Da Silva De Freitas -
Gostaria de saber se para tratar o defet de atenção tem que fazer uso de medicamentos ou tem outras alternativas que pode ser usada para substituir o uso da ritalina?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Andreia Lemos Da Silva De Freitas -
Existe exame específico para confirmar o defet de atenção ou é só o exame clínico ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Luana Vasconcelos -
Como indentificar o TDH?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Lucas Henrique Da Silva -
Como o autismo pode impactar o desempenho acadêmico e profissional de um indivíduo?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Caroline Ribeiro Marçal -
Como é a investigação , que critérios são usados para o diagnóstico?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Jozenice Raiane Da Silva Araújo -
Como podemos adaptar estratégias de ensino para promover uma melhor inclusão de crianças com autismo nas atividades escolares?
In reply to Jozenice Raiane Da Silva Araújo

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Mariana Zaremba dos Santos -
Adorei sua pergunta Jozenice, estou ansiosa para a resposta da Dra!
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Karina da Costa Machado -
O TEA tem algo associado ao gene, como o cromossomo da Sindrome de Down?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Karina da Costa Machado -
Referente ao TDAH em adultos como é possivel realizar o diagnostico?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Islayanne Vasconcelo Sousa -
Quem tem problema na fala é possível que seja autista? E como lhe dar com isso?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Islayanne Vasconcelo Sousa -

Gostaria de saber também se dar tela a um bebê com menos de dois anos pode desenvolver autismo?

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Myene de Carvalho Sales -
Quando um adulto autista em gral mais alto se aproxima se seu filho de 3 anos em um mercantil ,como conciliar?, levo em consideração que ele está buscando sua autonomia. Porém uma aproximação abrupta e em demasia atenciosa ao meu filho nos deixou em situação de proteção.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Anne Caroline Luz Gomes -
Eu tenho curiosidade em saber como as empresas e escolas se adaptam ou deveriam se adaptar para receber em suas equipes e salas pessoas com autismo e deficit de atenção, até porque todos sabemos que são muitas vezes deixados de lado.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Fabiana Teixeira -
Dia 23/11 faz 1 mês que recebi o diagnóstico do meu filho, TDAH E TEA, meu filho em casa ele fala ,brinca, mas tem algumas limitação , enfim... na escola ele não fala com ninguém , não vai no banheiro durante as 5 h em que está na escola , não come e passa todo o tempo com sua camiseta da escola tampando a boca ... Minha pergunta . O que posso fazer para conseguir ajudar ele ou é possível para o autista reverte essa situação ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Mariana Zaremba dos Santos -
Gostaria de saber, como o TDAH pode interferir em relacionamentos, seja eles amoroso ou familiares?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Paola de Almeida -

Como lidar com familiares/responsáveis, que não admitem a necessidade de investigação da criança encaminhada pela escola? Por que os casos de TEA vêm aumentando significativamente? 

Obrigada. 

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Maura Araújo de Souza -
Eu gostaria de entender o porquê, atualmente, está tendo tantos casos de TDAH e outros transtornos no geral. Nunca se ouviu falar tanto sobre casos assim....às crianças estão nascendo e já estão sendo diagnósticadas. Tem haver com genética?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Zilma Pereira da silva galvão -
Boa tarde, eu queria saber sobre os graus de autismo, quais os sintomas de pessoas com tdah?
In reply to Zilma Pereira da silva galvão

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica Regina De Jesus Dos Santos -
Tenho uma filha de 10 anos com suspeita de TEA e com TDHA mais a ansiedade que e fortíssima só que aonde eu levo que diz que e centro de apoio vejo que falta muita coisa sobre meu olhar como mãe ,será que tem alguma dica pra gente ficar em alerta para descobrir e passar as informações certas para os profissionais.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Thaise Dos Reis Corrêa Silva -
Como conseguir fazer um adulto autista a interagir mais com a sociedade e no trabalho ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Larissa Eduarda de Mello Machado -
Como identificar adultos com TEA quando praticamente uma geração inteira ficou sem diagnóstico e aprendeu a camuflar seus sintomas?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Rosângela Cavalcante da Silva -
Qual a limitação de uma pessoa com autismo e déficit de atenção e como eu posso ajuda-la?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Darli Mendes De Souza -
Olá , gostaria de saber como pode ser identificado o déficit de atenção em adultos , quais os sinais que indicam e quais profissionais devemos procurar.

Eu tenho uma sobrinha de 6 anos que é autista e não verbal , gostaria de saber como posso fazer pra essa criança interagir , pois já fiz varia tentativas sem sucesso.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Ketina de Sousa Quirino -
Quais as maiores dificuldades, e qual a forma correta de educação , pois hoje em dias vejo muitas crianças que são autistas extremante mal educadas.
In reply to Ketina de Sousa Quirino

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica Regina De Jesus Dos Santos -
Qual o método a ser aplicado em sala de aula ,no momento que uma criança autista surta ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Ana Beatriz dos Santos Rein -
Porque mais diagnósticos tardios em mulheres?
Quais os "sintomas" que podemos começar a observar para ir atrás de um diagnóstico?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Tatiane santos da Silva -
Boa tarde!
Quais são os fatores de risco para desenvolver autismo ou TDAH?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Ana Luiza Ramos da costa -
Como saber o diagnóstico de quem tem déficit de atenção?
E o que fazer para que possam mostrar que são capazes de estar em sociedade?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Taiele Tomas Santos -
Qual é a diferença entre os diferentes níveis de autismo (autismo leve, moderado, severo)?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Isabelle Quintiliano da Silva -
Tenho um irmão de 20 anos que é Autista, ele começou a falar após os 7 anos de idade , até os15 anos mais ou menos ele ainda evacuava nas calças , os médicos diziam q poderia ser trauma , mas não tinha certeza, enfim , ele tbm tinha muito problema com barulhos , porém hj em dia ele ama ouvir músicas altas , ir em festas etc.. ele até q se comunica bem , porém dá para perceber a dificuldade.
Além do Autismo, ele tem deficiência intelectual, ele é iperativo , já foi epilético, hj em dia graças à Deus não tem mais convulsões.
Mas minha dúvida é , o que realmente é o Autismo ?
quais são e quais diferenças tem de cada grau ?
E gostaria de saber se tem explicação para essa evolução que meu irmão teve , em questão com os barulhos , fala , da evacuação ?
Sobre o déficit de atenção, gostaria de saber o mesmo .
O que é realmente ?
Quais graus , como identificar etc..
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Carolaine Sales de Oliveira -
A partir de idade é possível identificar traços de autimo?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Jozenice Raiane Da Silva Araújo -
Como as estratégias de ensino adaptadas para estudantes autistas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e promover uma inclusão efetiva no ambiente escolar?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Marcelo Pacheco Chaves -
Quais fatores que tem influência ou predisposição para o TDAH?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Maria Emília Barreto Dos Santos -
É possível descobrir se a criança tem autismo na gravidez?

O AUTISMOS SEMPRE VEM ACOMPANHADO POR ALGUM OUTRO DIAGNOSTICO OU TEM CASO ISOLADO SÓ AUTISMO?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by James Peter Jacauna Mota -
Qual a principal dificuldade da área acadêmica em educar pessoas com AUTISMO e/ou DÉFICIT DE ATENÇÃO?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Natielly Rodrigues da Silva -
É possível descobrir o autismo a partir de qual idade?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Natielly Rodrigues da Silva -
Com um tratamento adequado é possível diminuir o grau do autismo?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Débora de paula reis -
É possível desenvolver o autismo na idade adulta ou somente quando nasce?
In reply to Débora de paula reis

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica Regina De Jesus Dos Santos -
O autismo ele pode se manifestar na vida adulta e pode ser desafiador na vida adulta se não for tratado corretamente .
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Mariana Madueño Souza -

Em questão do autismo dado as circunstâncias de identificação, vejo muitas pessoas com autismo reclamando sobre ser tudo muito colorido puxado pra algo mais 'criança' qual seria sua opinião professora? 

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Franciele Silva de Melo -
O que fazer na hora que a pessoa que tem algum tipo de déficit estiver alterada?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Nayane Farias de Souza -
Eu gostaria de saber se a Déficit de atenção pode ser um problema na convivência com outras pessoas, existem pessoas que não tem paciência, por exemplo com alguém que esquece muito as coisas?
Eu no caso, sou alguém que aprendo as coisas rápido, porém sou muito esquecida, ex: fechar a porta, onde deixei a chave, o que eu ia fazer.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Michelle cordeiro ribeiro -
É possível descobrir o autismo na fase adulta ,vejo muitas perguntas em relação a isso ,mais nenhuma resposta concreta
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Guaciara da Silva Simões -
Autismo na fase adulta, qual tratamento devemos fazer ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Luiz Henrique Gandos Silva -
Não há como fazer uma pergunta direta a Dra. Gabrielle, pois já ocorreu a palestra. Mas assisti na integra e ela foi muito clara em suas colocações. São tantos espectros e temos uma pluralidade tão grande de pessoas hoje que materiais como este deveriam ser essenciais no ensino fundamental, pois vamos assistindo e ou nos identificamos com alguns pontos levantados ou lembramos de algum amigo ou familiar que se encaixa no que ela está falando.
Outro ponto, levantado sobre o espectro autista, achei super interessante ter sido levantado que existem menos diagnósticos de mulheres e por termos possíveis mas nenhuma explicação conclusiva. Eu nunca havia parado para pensar sobre isso e é uma reflexão interessante.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Aryanne Furchelle da Silva Martins -
Olá boa noite! Tenho uma sobrinha que tem autismo e o nível de suporte dela é o 3 , ela não fala e usa fraldas ela tem 8 anos . Fiz um curso de neurociência pela PUCRS e nesse curso que por sinal foi bem completo e atual, e aprendi muito com todas as informações e estudos realizados e informados durante o curso em questão. Eu amo demais minha sobrinha. Mas não são todas as pessoas capazes de amar e saber realmente como desenvolver atividades com pessoas autistas. Minha irmã , mãe de minha sobrinha apesar de ser mãe não saber como incentivar a filha e por falta de incentivo terceiriza os cuidados com a filha e simplesmente deixa o celular ser quase 100% do dia da criança, ali falta tudo estímulo, atenção e principalmente amparo emocional.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Daiane Aparecida Ferreira Dias -
Boa tarde!
Não consegui assistir a palestra, mas e de extrema importância estarmos atentos.
Como podemos detectar o autismo?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Jéssica de Abreu Arantes -
Embora a palestra já tenha ocorrido, gostaria de expressar minha opinião sobre a importância desse tema. Acredito que a conscientização e o entendimento sobre o autismo são fundamentais para promover a inclusão e a aceitação das pessoas com autismo em nossa sociedade.
É essencial que sejam desenvolvidas estratégias para apoiar as pessoas com autismo, incluindo a educação inclusiva, o acesso a serviços de saúde especializados e a criação de oportunidades de emprego e integração social.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Tatiane Da Conceição Soares Lemos -
Eu tenho um primo autista que precisa de suporte pra tudo pois não fala , não consegue comer sozinho , nem tomar banho. Trabalho com um autista que não precisa de suporte pois sabe fazer tudo sozinho . Porém não gosta de.companhias para almoçar e outras coisas. Porque se isolam ?
In reply to Tatiane Da Conceição Soares Lemos

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Jozenice Raiane Da Silva Araújo -

Também trabalho com um autista,ele é autista não verbal,se dá muito bem comigo,gosta de mim,porém quando não consegue oque quer bate nos coleguinhas,não sabe receber um não

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Juliana Juliano Da Silva -

Olá boa noite!

Eu tenho um irmão chamado Josué, e ele diagnósticado com autimoa porém aparenta ser um autismo leve, mais muitas vezes a gente no caso eu e minha mãe não sabemos lida com ele, ele tem emoções e atitudes totalmente diferente de nós... Enr eu gostaria de saber como podemos entender melhor ele e oq ele sente?

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Natiele de Sousa Tavares -
É importante ressaltar aue o NAP oferece um apoio psicopedagógico que ajuda a maximizar a aprendizagem, deixando a trajetória acadêmica mais fácil e contribui para a inclusão dos alunos no aprendizado. Além disso , serve como régua para identificar as lacunas no aprendizado , tornando mais humana a forma como lidamos com o ensino , pois cada um tem um modo de aprender e suas próprias necessidades.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica de Souza Peres -
Existem diferentes tipos de TDAH?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Uine Gabriele Rodrigues de Souza Pires -
Boa noite! Qual o sinal mais comum de autismo em uma pessoa que ainda não tem diagnóstico? E o menos comum?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Barbara Aparecida da Silva -
Qual a diferença entre o TDAH e o AUTISMO ?
In reply to Barbara Aparecida da Silva

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Erica Regina De Jesus Dos Santos -
Crianças com TEA eles são também invisíveis em questão de sinais repetitivos ?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Adham Araujo Nogueira -
Olá, professora. Como posso tornar a comunicação mais acessível a pessoas que estão no espectro?Há algum estímulo específico que seja utilizado em todos os níveis de autismo, ou depende da particularidade de cada um?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by gabriela araújo Terra de Oliveira -
uma pessoa que se irrita com facilidade independente do motivo por menor que seja o motivo, aérea, com problemas com socialização e locais cheios, um exemplo não conseguir manter uma amizade ou contato com uma pessoa por muito tempo sem se irritar com cada palavra que ela fala, ou esquece da existência de certas pessoas que não mantem contato constante.
esses exemplos acima se encaixam em qual aspecto autista ou tdh? é possível diferenciar?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Jarine Rebeca Vitor Carvalho -

A palestra está incrível. Muito interessante perceber como a inclusão é importante para todos principalmente aqueles que possuem TEA. 

O respeito deve prevalecer sempre 

In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Ester Nilo Muniz -
Métodos para fazer uma amizade mais confortável para a pessoa
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Carla Aparecida Dos Santos Sousa -

Como é feito o diagnóstico em pessoas com TDAH ou TEA?

In reply to Carla Aparecida Dos Santos Sousa

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Simone Alves Ferreira -
O diagnóstico de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista) é feito por profissionais da saúde, como psicólogos, psiquiatras ou neurologistas, com base na observação do comportamento com a família, histórico do desenvolvimento da pessoa e, em alguns casos, testes específicos.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Simone Alves Ferreira -
Olá, professora. Como posso me comunicar melhor com pessoas autistas? Existe algum tipo de estímulo que funciona para todos ou isso varia de pessoa para pessoa?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Simone Alves Ferreira -
Professora, bom dia! Como fazer para uma pessoa que tem Deficit de atenção, ter foco?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Brenda Caroline de Oliveira Goulart -
Quais são os sinais precoces mais importantes para identificar o autismo e o déficit de atenção em crianças, e como essas condições costumam se manifestar na vida adulta?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Gilvan Santos da Silva -
Gostaria de saber como e deveria ocorre a inclusão no mercado de trabalho.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Eric Rodrigues -
Boa tarde :gostaria de saber como agir com uma pessoa com autismo no ambiente de trabalho no primeiro contato e ,como lidar com uma criança na igreja ?
In reply to Eric Rodrigues

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
Quando lidamos com uma criança com autismo na igreja, é importante criar um ambiente previsível. Isso significa manter rotinas claras e um espaço tranquilo, porque crianças com autismo se sentem mais seguras quando sabem o que esperar. Por isso, antes das atividades, vale a pena explicar com calma e de forma simples o que vai acontecer. Isso ajuda a preparar a criança e diminuir qualquer ansiedade.

Também é muito útil usar recursos visuais, como imagens, cartões ou objetos que representem as atividades. Esses recursos facilitam a compreensão e tornam tudo mais concreto para a criança.

Lembre-se de dar tempo para que ela se adapte. Às vezes, a criança pode precisar de um momento para se acalmar ou até mesmo sair da atividade por um tempo, se estiver se sentindo sobrecarregada. Nesses momentos, é fundamental ser paciente e acolhedor, mostrando que ela é aceita do jeito que é, mesmo que apresente comportamentos diferentes.

Por fim, incentive a participação dela, mas respeitando o ritmo. Ofereça oportunidades para que ela se envolva, mas sem forçar. Assim, a criança vai se sentir mais confortável e segura para participar do jeito dela.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Crislaine Maria dos Santos Sacramento -
Como é feito o diagnóstico em pessoas com TDAH ou TEA?
In reply to Crislaine Maria dos Santos Sacramento

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
O diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TEA (Transtorno do Espectro Autista) é feito por profissionais especializados, geralmente psicólogos, psiquiatras ou neurologistas, a partir de uma avaliação clínica detalhada. Vou explicar como funciona para cada um:

Diagnóstico de TDAH
Entrevista clínica: O profissional conversa com a pessoa (e, no caso de crianças, com os pais e professores) para entender o histórico dos sintomas.

Critérios diagnósticos: Utilizam-se manuais como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) para identificar sintomas típicos de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Avaliação comportamental: Pode incluir questionários e escalas específicas preenchidas por quem convive com o paciente (pais, professores).

Observação direta: Em alguns casos, o profissional observa a pessoa em situações controladas.

Exclusão de outras causas: Avaliação para descartar outros problemas médicos ou psicológicos que possam causar sintomas semelhantes.

Diagnóstico de TEA
Entrevista clínica e histórico: Coleta detalhada do desenvolvimento da pessoa, incluindo habilidades sociais, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Critérios diagnósticos: Uso dos critérios do DSM-5 ou CID-11 para identificar sinais típicos do espectro autista.

Observação comportamental estruturada: Utilização de ferramentas como a ADOS (Entrevista Diagnóstica para Autismo) para analisar comportamentos sociais e comunicativos.

Questionários e escalas: Aplicação de instrumentos preenchidos por familiares e profissionais para mapear o perfil comportamental.

Avaliação multidisciplinar: Em geral, o diagnóstico envolve uma equipe que pode incluir psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos e outros especialistas.

Exclusão de outras condições: Avaliação para descartar outras causas para os sintomas.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Raíssa Dionízio Sales -
Como o autismo e o déficit de atenção impactam o desempenho escolar e as relações sociais de crianças e adultos, e quais estratégias podem ajudar a melhorar esses aspectos?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by João Pedro da Rosa Vieira -
Eu Joao Pedro quero saber de cargos e salários. perfil comportamental...etc?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Caroline Maria Esgorla -
Professora, quais são os sintomas de uma pessoa com autismo e tdh? Recentemente eu tive um diagnostico de déficit de atenção.
In reply to Caroline Maria Esgorla

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
Olá
A diferença entre TEA e TDAH: (em geral)

Autismo (TEA):
Socialização: dificuldade profunda e persistente
Comunicação: literal, com atraso ou rigidez
Foco de atenção: hiperfoco em assuntos específicos
Comportamento: repetitivo, com rotina rígida

TDAH:
Socialização: pode ter dificuldade, geralmente por impulsividade
Comunicação: normal, mas pode haver distração ou impulsividade
Foco de atenção: disperso, dificuldade para manter atenção
Comportamento: impulsivo, desorganizado

Se você foi diagnosticado com TDAH, o primeiro passo é entender como ele afeta sua rotina, e conversar com profissionais (psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional).
O tratamento pode incluir medicação, psicoterapia, técnicas de organização e mudanças na rotina.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Gabriel Cavalcante Sola -
Existe possibilidade de saber sobre a condição na gestação?
In reply to Gabriel Cavalcante Sola

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
⚠️ Resposta curta: Não com precisão.
Autismo e TDAH não podem ser diagnosticados durante a gestação.

Não existem exames genéticos ou de imagem capazes de prever com certeza essas condições em um feto.

O que se pode fazer é avaliar fatores de risco, como:

Histórico familiar de TEA ou TDAH

Complicações na gestação (infecções, exposição a drogas ou álcool)

Parto prematuro ou baixo peso ao nascer

Fatores ambientais e genéticos combinados

⚠️ Mesmo nesses casos, o diagnóstico só é possível com base no comportamento da criança, geralmente a partir dos 2 a 5 anos de idade.
⚠️ E as vezes, as pessoas passam a vida toda sem o diagnóstico.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Rainara Chagas de Oliveira -
Como e feita a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho?
In reply to Rainara Chagas de Oliveira

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
👩‍💼 Inclusão de pessoas com Autismo ou TDAH no mercado de trabalho
✅ Como é feita a inclusão:
Leis e cotas

No Brasil, a Lei de Cotas (Lei 8.213/91) exige que empresas com mais de 100 funcionários reservem vagas para pessoas com deficiência (PCD), o que inclui alguns casos de autismo.

O TDAH, isoladamente, geralmente não é classificado como deficiência para efeitos legais, mas pode ser considerado em casos graves que comprometam a autonomia.

Adaptações no ambiente de trabalho

Flexibilidade de horários

Ambientes menos ruidosos

Tarefas com instruções claras e organizadas

Apoio de colegas ou supervisores treinados

Capacitação profissional

Cursos, oficinas e programas de aprendizagem específicos ajudam na preparação.

Parcerias com ONGs e instituições de ensino facilitam esse processo.

Sensibilização da equipe

Treinamentos internos nas empresas para combater o preconceito e promover empatia.

Acompanhamento contínuo

Algumas empresas contam com psicólogos ou profissionais de RH para dar suporte contínuo.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Thais Vieira Lima Marques -
Quero entender quais são os principais sinais, causas e formas de tratamento do autismo e do déficit de atenção em diferentes fases da vida.
In reply to Thais Vieira Lima Marques

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Liziane Hobmeir -
Olá.... seria uma resposta bem extensa.. mas vou dar uma prévia e uma resumidinha: 

🧠 Autismo (TEA – Transtorno do Espectro Autista)
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. Os sinais variam de acordo com o grau do transtorno e a fase da vida.

Sinais principais: ( geralmente)
* Dificuldade na fala e na comunicação não verbal
* Pouco contato visual e social
* Comportamentos repetitivos e interesses restritos
* Sensibilidade a sons, luzes, cheiros e texturas

Fases da vida:
* Infância: atraso na fala, pouco interesse por outras crianças, movimentos repetitivos
* Adolescência: isolamento, dificuldade com regras sociais, rigidez de rotina
* Adultos: dificuldades no trabalho e nos relacionamentos, apego a rotinas, interesses muito específicos

Causas: fatores genéticos, alterações cerebrais e ambientais durante a gestação.

Tratamentos: terapias comportamentais, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e, em alguns casos, medicação. A intervenção precoce é essencial.

⚡ TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)
O TDAH é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, afetando o desempenho escolar, profissional e social.

Sinais principais:
* Dificuldade para manter o foco
* Agitação constante
* Impulsividade e desorganização

Fases da vida:
* Infância: distração frequente, dificuldade em seguir instruções, inquietação
* Adolescência: queda no rendimento escolar, ansiedade, desorganização
* Adultos: dificuldade com prazos, esquecimentos, impulsividade em decisões

Causas: origem genética, alterações em áreas do cérebro responsáveis pela atenção e controle de impulsos, além de fatores ambientais.

Tratamentos: psicoterapia, medicação, estratégias de organização e apoio da família e da escola.

🔍 Diferença entre Autismo e TDAH
Embora possam ter sintomas parecidos, como dificuldade de atenção e interação, o autismo envolve déficits na comunicação social e comportamentos repetitivos, enquanto o TDAH se destaca pela desatenção, agitação e impulsividade.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Letícia Pinheiro Ramos -
Gostaria de fazer uma pergunta sobre o déficit de atenção, como funciona o diagnostico e como é tratado?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Kamilla Lorena Dos Santos -
Ser diagnosticada com TDAH foi um divisor de aguas na minha vida, antes eu tinha grandes problemas com ansiedade por não entender o meu mecanismo de funcionamento. Isso me gerava desgaste e comorbidades além de prejuízos nas relações e hoje eu lido melhor com todos esses desafios.
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Rhaiza Waldow Nunes -
Quais estratégias a escola pode adotar para apoiar um aluno com TDAH e melhorar seu desempenho e comportamento em sala de aula?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by Rhaiza Waldow Nunes -
Qual estratégias a escola pode adotar para apoiar um aluno com TDAH e melhorar seu desempenho e comportamento em sala de aula?
In reply to Solange Padilha

Re: PALESTRA SOBRE AUTISMO E TEA (Transtorno do espectro autista) e E TDAH (Transtorno do déficit de atençã)

by JESSICA RIBEIRO -
Quando falamos sobre autismo, especialmente no contexto familiar, é essencial lembrar que os pais são parte fundamental no desenvolvimento, bem-estar e inclusão da criança. No entanto, eles não devem carregar sozinhos o peso que a sociedade impõe.
Como podemos ajuda-los?