Trabalhando na área da Educação, pública do estado, o que percebo é uma tentativa de inclusão. Quem projeta ou escolhe não esta por dentro da vida de cada um, não sabe as particularidades de cada um, cada adulto ou criança que precisa ser "incluído".
A inclusão social, vai muito além de oferecer meios de acesso aos locais de aprendizado, como rampas e elevadores.
A inclusão social deveria ser pesquisada e reformulada por especialistas em conjunto com professores que estão dentro da sala de aula.
Hoje, um aluno com algum tipo de condição especial, se tiver uma boa frequência escolar e interatividade com os outros alunos e alguns projetos, passará de ano e seguirá em frente.
Porém, esse mesmo aluno muitas vezes sai de uma série para outra e se forma sem a mínima capacidade de ingressar em um trabalho ou mesmo em uma faculdade.
Não se dá uma complementação à sala de aula, não se tem uma formação externa para esse ser em desenvolvimento, com isso estou me referindo apenas as crianças em idade escolar.
O aluno que possue uma condição especial e precisa de inclusão e apoio, não tem como receber mais do que o apoio da sala de aula ou reforço escolar.
Colocar um aluno especial em uma sala de aula, junto com outros, pelo menos 20, sem as nescessidades que ele apresenta, não é inclusão.
Não quero com isso, dizer que os alunos especiais devam ser separados dos outros, pelo contrário, mas penso e vejo que além de somente jogar em uma sala de aula, esse aluno deve ter um outro espaço de aprendizado que se adeque as suas nescessidades, para torna-lo capaz de se integrar ao todo.
Temos hoje muitos diagnósticos que não existiam antes, porém as particularidades dessas condições ainda estão sendo estudadas, e com isso deve-se criar um contexto de estudo e aprendizagem em que cada particularidade possa se encaixar para evoluir e ai sim participar com o todo, sem que sinta-se descriminado ou em desvantagem.
Não sei se coloquei bem minhas idéias aqui, espero que tenham compreendido e me coloco a disposição para esclarecer qualquer eventual dúvida sobre esse texto.