A inclusão acontece realmente na educação pública?

A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Celia Moreno Garcia -
Número de respostas: 11

Trabalhando na área da Educação, pública do estado, o que percebo é uma tentativa de inclusão. Quem projeta ou escolhe não esta por dentro da vida de cada um, não sabe as particularidades de cada um, cada adulto ou criança  que precisa ser "incluído".

A inclusão social, vai muito além de oferecer meios de acesso aos locais de aprendizado, como rampas e elevadores.

A inclusão social deveria ser pesquisada e reformulada por especialistas em conjunto com professores que estão dentro da sala de aula.

Hoje, um aluno com algum tipo de condição especial, se tiver uma boa frequência escolar e interatividade com os outros alunos e alguns projetos, passará de ano e seguirá em frente.

Porém, esse mesmo aluno muitas vezes sai de uma série para outra e se forma sem a mínima capacidade de ingressar em um trabalho ou mesmo em uma faculdade.

Não se dá uma complementação à sala de aula, não se tem uma formação externa para esse ser em desenvolvimento, com isso estou me referindo apenas as crianças em idade escolar.

O aluno que possue uma condição especial e precisa de inclusão e apoio, não tem como receber mais do que o apoio da sala de aula ou reforço escolar.

Colocar um aluno especial em uma sala de aula, junto com outros, pelo menos 20, sem as nescessidades que ele apresenta, não é inclusão.

Não quero com isso, dizer que os alunos especiais devam ser separados dos outros, pelo contrário, mas penso e vejo que além de somente jogar em uma sala de aula, esse aluno deve ter um outro espaço de aprendizado que se adeque as suas nescessidades, para torna-lo capaz de se integrar ao todo.

Temos hoje muitos diagnósticos que não existiam antes, porém as particularidades dessas condições ainda estão sendo estudadas, e com isso deve-se criar um contexto de estudo e aprendizagem em que cada particularidade possa se encaixar para evoluir e ai sim participar com o todo, sem que sinta-se descriminado ou em desvantagem.

Não sei se coloquei bem minhas idéias aqui, espero que tenham compreendido e me coloco a disposição para esclarecer qualquer eventual dúvida sobre esse texto.



Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Sarah Lima Da Silva -
Tenho esse relato que foi feito de um vizinho, pois eles tem um filho especial e que estudou na mesma sala de outros alunos e sem acompanhamento, chegando ao final do ano letivo passava para outra série, conclusão terminou o ensino fundamental porém nada sabe, não é dado o devido acompanhamento para capacitar e incluir.
Em resposta à Sarah Lima Da Silva

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Celia Moreno Garcia -
Sim, é assim que funciona, quando muda alguma coisa, é porque essa criança tem uma atenção ou empenho maior dos próprios pais para que se desenvolvam melhor, os professores estão tão preocupados em se manter no cargo por questões que mudam na lei a cada dia, que não tem mais psicológico para trabalhar além da plataforma que é imposta. Muitos ainda se dedicam, mas outros cumprem horário. Se não conseguem atender direito um aluno que não tem uma situação especial, imagina um que tem.
Na sala de aula, principalmente do fundamental, o professor fica mais tempo tentando manter a ordem em uma sala do que propriamente ensinando.
Não cabe a mim criticar os pais, mas é impossivel não ver um reflexo de tudo na mudança da dinâmica familiar.
Existem pais que educam, mesmo sobrecarregados de trabalho e existem os que deixam para a escola a função de educar. A escola hoje, é outra casa, onde os alunos se comportam de maneira que nem mesmo na casa deles fariam, a função de "educar" é dos pais, a função da escola é instruir, dar conhecimento.
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Fabiana Teixeira -
Este ano eu matriculei meu filho em uma escola estadual , eu não tinha o diagnóstico do meu filho ainda ,mas já estava na corrida para respostas desde 2019 , bom essa escola dizia ter inclusão e tudo mais , a escola tinha inglês , informática , mas meu filho tinha muita dificuldade , em se relacionar com outras crianças ele sofria bullying de alunos maiores e ninguém via nada, a professora colocava ele afastado de todas as crianças, isolado no fundo da sala e dava aqueles brinquedos de contar bolinhas , nesse tempo que ele ficou nessas escola que foram 5 meses , ele ficava apavorado para ir a escola , até que um menino bateu no meu filho e meu filho unhou ele ai fez um machucadinho por conta da unhada, me chamaram na escola , e tudo era culpa do meu filho como ele não fala na escola não tinha como se defender....Eu por 5 meses reclamei por tudo que acontecia , a professora so sabia me pedir o laudo Tirei meu filho da escola , e coloquei ele na escola municipal, em um passe de magica tudo mudou ,meu filho gostou da professora ,ela tirava pelo menos um tempinho pra sentar com ele ,para fazer as tarefas ,ele continua sem falar nas escola ,mas participa do jeito dele, na escola municipal lá vc chega já identifica que nas escola eles tem autistas , para a população se escutar gritos ,choro, não ficar preocupados....mas o que eu estou querendo dizer, que sim a inclusão acontece na rede publica, na entrada da escola ,meu filho e outras crianças ainda não tem auxiliar, o rapaz que recebe os alunos , ele leva meu filho e mais duas crianças ate a sala porque não sobem pra sala sozinhos, é muito importante ver esse acolhimento ,os professores são bem preparados para lidar com essa situação da inclusão....tem a sala da educação especial e tem as auxiliar na sala para cada aluno...
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Larissa Alves Almeida Santana -
Você destaca que a inclusão escolar vai além do acesso físico aos espaços de aprendizado, como rampas e elevadores. A verdadeira inclusão deve considerar as necessidades pedagógicas específicas de cada aluno, com apoio personalizado. Hoje, muitos alunos com condições especiais recebem apenas reforço escolar ou apoio na sala de aula regular, sem uma abordagem mais individualizada, o que pode prejudicar seu desenvolvimento. Você propõe que, além da sala de aula, esses alunos precisam de espaços e estratégias de ensino adaptados às suas necessidades, com o apoio de especialistas e professores que compreendam suas particularidades. A inclusão deve ser mais do que integrar fisicamente os alunos; ela deve permitir que eles evoluam e se sintam parte do todo, com um aprendizado efetivo e adequado às suas condições.
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Taiane Santana castro -
Todas as crianças deveram ser tratadas da mesma forma o ensino é para todos pois deveria serem mais prestativos ao ensinas mais se preocupam mais em fazer greve e o ensino acaba ficando para traz .
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Jeniffer Brito Gomes -
No meu Ponto de vista a Escola Publica não tem um suporte adequado para crianças de inclusão , alguns profissionais até tentam da uma atenção especial para esses alunos mas não é como deveria ser .
Todo aluno de inclusão deveria ser acompanhado por auxiliares para ter um desenvolvimento melhor é nisso que o nosso governo tinha que enxergar mas não é assim que funciona .
Infelizmente quando uma criança de inclusão estuda em escola publica muitas das vezes é tratada como se tivesse uma deficiência gravíssima deixa ai na mesa que vai passar de ano de qualquer jeito não acho que esses alunos tem a atenção que deveriam ter.
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Mariana Madueño Souza -
De fato não é qualquer escola que disponibiliza acesso a seus alunos, alguns alunos chegam a respeitar e outros não o mais triste é quando os que chegam ter uma mentalidade boa a respeitar são induzidos aos que não respeitam, causando situações extremas, afetando totalmente a vida de tal pessoa.
Em resposta à Celia Moreno Garcia

Re: A inclusão acontece realmente na educação pública?

por Mariana Zaremba dos Santos -
A inclusão é um tema muito complicado. Acredito que nos falta muita competência, principalmente em escolas públicas, onde o aluno especial é simplesmente colocado lá sem nenhum tipo de assistência. Porém, estamos no caminho! Antigamente, antes da Declaração de Salamanca de 1994, existiam milhões de crianças especiais sem acesso NENHUM a educação, totalmente analfabetas, oque agravava mais ainda a sua situação.
Acredito e concordo com educação inclusiva, e acredito mais ainda que o governo como um todo deveria capacitar mais os profissionais e distribuir mais verbas para seja feito da melhor forma possível.